My Photo
Name:
Location: Araricá, Rio Grande so Sul, Brazil

Tuesday, October 03, 2006

ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE- SEMANA 2/ ATIVIDADE 3


1)Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
A educação segundo Stuart Mill é tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza, porém para Durkheim o foco de direcionar-se a influência que os adultos exercem sobre crianças e adolescentes.

2)Quais as duas ressaltadas por Durkheim?Explique o ponto fraco em que incorrem.
A definição utilitária,segundo o qual a educação teria por objeto "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes"(James Mill).
o ponto fraco em que incorrem é que não há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indestintamente, pois a educação tem variado infinitamente com o tempo e o meio.

3)O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir educação, será preciso, pois, considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos.

4)De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
No decurso da história,constitui-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever,sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a cincia, arte etc... idéias essas que são a base mesma do espírito nacional; toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos.

5)Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Esse ideal, ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação. Ele tem por função suscitar na criança:1) um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; 2) certos estados fisícos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

6)A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objeto suscitar e desenvolver na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destine", o que conclui Durkheim? Explique.
Ele quer nos dizer que a educação das crianças dependem das considerações dos adultos, das crenças,da sociedade política, do meio em que a criança está inserida, o que esperam dela como adulto, começa a ação exercida pelos adultos desde pequenos.

7)Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Desejando melhorar a sociedade, o indíviduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indíviduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home