ATIVIDADE SEMANA 4/ECS 5.WEBER
Atividade 5 ECS
OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA
OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA
Na teoria de Weber, o poder e a forma de dominação (a carismática, a tradicional e a racional legal) e a probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato, pode fundar-se em diversos motivos de submissão. Pode depender diretamente de uma constelação de interesses, de considerações utilitárias de vantagens e inconvenientes por parte daquele que obedece.Pode também depender de mero costume, ou finalmente, no puro afeto, na mera inclinação pessoal do súdito.
A dominação costume apoiar-se internamente em bases jurídicas, nas quais se funda a "legitimidade", e o abalo dessa crença na legitimidade costuma acarretar consequências de grande alcance
1)DOMINAÇÃO LEGAL
Seu tipo mais puro é a dominação burocrática. Sua idéia básica é: qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto á forma. A associação dominante é eleita e nomeada, e ela própria e todas as suas partes são empresas.O quadro administrativo consiste de funcionários nomeados pelo senhor, e os subordinados são membros da associação. Obedece-se não à pessoa em virtude de seu próprio direito, mas a regra estatuída, que estabelece ao mesmo tempo a quem e em que medida se deve obedecer. O tipo que ordena é o superior.O tipo do funcionário é aquele de formação profissional, cujas condições de serviço se baseiam num contrato, com pagamento fixo, graduado segundo a hierarquia do cargo e não do volume de trabalho, e direito de ascensão conforme regras fixas. O dever de obediência está graduado numa hierarquia de cargos,com subordinação dos inferiores aos superiores. A vigência do "contrato" como base na empresa capitalista impõe-lhe o timbre de um tipo eminente da relação de dominação legal.
2)DOMINAÇÃO TRADICIONAL
Seu tipo mais puro é a dominação patriarcal. o tipo daquele que ordena é o "senhor", e os que obedecem são "súditos", enquanto que o quadro administrativo é formado por "servidores". Obedece-se à pessoa em virtude de sua dignidade própria, santificada pela tradição:por fidelidade. O conteúdo das ordens está fixado pela tradição, cuja violação desconsiderada por parte do senhor poria em perigo a legitimidade do seu próprio domínio, que repousa exclusivamente na santidade delas.
No quadro administrativo, ele consta de dependentes pessoais do senhor (familiares ou funcionários domésticos) ou de parentes, ou amigos pessoais, ou de pessoas que lhe estejam ligados por um vínculo de fidelidade (vassalos, príncipes tributários). Falta aqui o conceito burocrático de "competencia" como esfera de jurisdição objetivamente delimitada.
Dominam as relações do quadro administrativo não o dever ou a disciplina objetivamente ligados ao cargo mas a fidelidade pessoal do servidor. Conforme a modalidade de posição desse quadro administrativo é possível observar, contudo, duas formas distintas em suas características:
a) A estrutura puramente patriarcal de administração: os servidores são recrutados em completa dependência pessoal do senhor.
b)A estrutura estamental: os servidores não são pessoalmente do senhor, e sim pessoas independentes, de posição própria que lhes angaria permanência social.
As relações gerais são reguladas pela tradição, pelo privilégio, pelas relações de fidelidade feudais ou patrimoniais, pela honra estamental e pela "boa vontade".
3) DOMINAÇÃO CARISMÁTICA
Dominação carismatica em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais(carisma) e, particurlarmente: a faculdades mággicas, revelações ou heroísmo, poder intelectual ou de oratória. O sempre novo, o extracotidiano, o inaudito e o arrebatamento emotivam que provocam constituem aqui a força de devoção pessoal. A associação dominante é de caráter comunitário, na comunidade ou no séquito. O tipo que manda é o líder. O tipo que obedece é o "apóstolo". Obedece-se exclusivamente à pessoa do líder por suas qualidades excepcionais e não em virtude de sua posição estatuída ou de sua dignidade tradicional; e, portanto, também somente enquanto essas qualidades lhe são atribuídas, ou seja, enquanto seu carisma subsiste. por outro lado, quando é "abandonado" pelo seu deus ou quando decaem a sua força heróica ou a fé dos que crêem em suas qualidades de líder, então seu domínio também se torna caduco.A autoridade carismática baseia-se na "crença" no profeta ou no "reconhecimento".Sem dúvida, a autoridade carismática é uma das grandes forças revolucionárias da história, porém em sua forma totalmente pura tem caráter eminentemente autoritário e dominador,o senhor carismático tem de se fazer acreditar como senhor pela "graça de Deus", por meio de milagres, êxitos e prosperidade do séquito e dos súditos. Se lhe falha o êxito, seu domínio oscila.
A dominação costume apoiar-se internamente em bases jurídicas, nas quais se funda a "legitimidade", e o abalo dessa crença na legitimidade costuma acarretar consequências de grande alcance
1)DOMINAÇÃO LEGAL
Seu tipo mais puro é a dominação burocrática. Sua idéia básica é: qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto á forma. A associação dominante é eleita e nomeada, e ela própria e todas as suas partes são empresas.O quadro administrativo consiste de funcionários nomeados pelo senhor, e os subordinados são membros da associação. Obedece-se não à pessoa em virtude de seu próprio direito, mas a regra estatuída, que estabelece ao mesmo tempo a quem e em que medida se deve obedecer. O tipo que ordena é o superior.O tipo do funcionário é aquele de formação profissional, cujas condições de serviço se baseiam num contrato, com pagamento fixo, graduado segundo a hierarquia do cargo e não do volume de trabalho, e direito de ascensão conforme regras fixas. O dever de obediência está graduado numa hierarquia de cargos,com subordinação dos inferiores aos superiores. A vigência do "contrato" como base na empresa capitalista impõe-lhe o timbre de um tipo eminente da relação de dominação legal.
2)DOMINAÇÃO TRADICIONAL
Seu tipo mais puro é a dominação patriarcal. o tipo daquele que ordena é o "senhor", e os que obedecem são "súditos", enquanto que o quadro administrativo é formado por "servidores". Obedece-se à pessoa em virtude de sua dignidade própria, santificada pela tradição:por fidelidade. O conteúdo das ordens está fixado pela tradição, cuja violação desconsiderada por parte do senhor poria em perigo a legitimidade do seu próprio domínio, que repousa exclusivamente na santidade delas.
No quadro administrativo, ele consta de dependentes pessoais do senhor (familiares ou funcionários domésticos) ou de parentes, ou amigos pessoais, ou de pessoas que lhe estejam ligados por um vínculo de fidelidade (vassalos, príncipes tributários). Falta aqui o conceito burocrático de "competencia" como esfera de jurisdição objetivamente delimitada.
Dominam as relações do quadro administrativo não o dever ou a disciplina objetivamente ligados ao cargo mas a fidelidade pessoal do servidor. Conforme a modalidade de posição desse quadro administrativo é possível observar, contudo, duas formas distintas em suas características:
a) A estrutura puramente patriarcal de administração: os servidores são recrutados em completa dependência pessoal do senhor.
b)A estrutura estamental: os servidores não são pessoalmente do senhor, e sim pessoas independentes, de posição própria que lhes angaria permanência social.
As relações gerais são reguladas pela tradição, pelo privilégio, pelas relações de fidelidade feudais ou patrimoniais, pela honra estamental e pela "boa vontade".
3) DOMINAÇÃO CARISMÁTICA
Dominação carismatica em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais(carisma) e, particurlarmente: a faculdades mággicas, revelações ou heroísmo, poder intelectual ou de oratória. O sempre novo, o extracotidiano, o inaudito e o arrebatamento emotivam que provocam constituem aqui a força de devoção pessoal. A associação dominante é de caráter comunitário, na comunidade ou no séquito. O tipo que manda é o líder. O tipo que obedece é o "apóstolo". Obedece-se exclusivamente à pessoa do líder por suas qualidades excepcionais e não em virtude de sua posição estatuída ou de sua dignidade tradicional; e, portanto, também somente enquanto essas qualidades lhe são atribuídas, ou seja, enquanto seu carisma subsiste. por outro lado, quando é "abandonado" pelo seu deus ou quando decaem a sua força heróica ou a fé dos que crêem em suas qualidades de líder, então seu domínio também se torna caduco.A autoridade carismática baseia-se na "crença" no profeta ou no "reconhecimento".Sem dúvida, a autoridade carismática é uma das grandes forças revolucionárias da história, porém em sua forma totalmente pura tem caráter eminentemente autoritário e dominador,o senhor carismático tem de se fazer acreditar como senhor pela "graça de Deus", por meio de milagres, êxitos e prosperidade do séquito e dos súditos. Se lhe falha o êxito, seu domínio oscila.
3 Comments:
Oi, Silvia!
Agradeço aos seus elogios.
Não achei o seu resumo tão longo, está muito legal, o seu trabalho e o seu Blog.
Para todas nós todo o curso está sendo uma experiência nova. Vamos aproveitá-la ao máximo!
Um abração.
Silvia, teu texto está muito bom, parabéns. A cada dia aprendemos mais e mais, espero que você aprenda muito com cada atividade, pois isso é o que relmente vale a pena. Beijão, Si.
Sílvia fizeste muito bem o teu texto!! Parabéns e continue firme nesta caminhada que é longa mas muito valorosa para todas nós!! Não é mesmo??
Abraços e sucesso!!
Post a Comment
<< Home