Silvia Nunes keller
Tuesday, November 28, 2006
Tuesday, November 14, 2006
Hoje estou mais tranquila, apesar das dificuldades estou conseguindo realizar todas as atividades, ontem olhamos a planilha da professora Lilian (PPP), estava tudo em dia, hoje olhamos a planilha da professora Rosa (TICs) e também está tudo em dia, posso ir para o meu feriado, abençoado, tranqüila. Um bom feriado a todas. Merecido!
IMAGEM H DE TODOS OS POLOS
Procurei em todos os polos e encontrei algumas colegas com a imagem igual a minha. Enviei um e-mail para todas. Já estou ansiosa esperando a resposta. O nosso grupo ainda está pequeno, não sei se algumas não postaram a sua imagem, ou somos só estas,Maria da Graça- São Leopoldo, Liziani- Três Cachoeiras, Tânia Dutra- São Leopoldo e Kátia- Alvorada
Monday, November 13, 2006
ESC 9 - GRUPO LETRA H
Nosso grupo é formado por: Temos a letra H
Maria Bernadete Kleinkauff Deuner
Rozane Walbrinch Pastório
Rosimeri Almeida
Silvia Nunes Keller
Simone Scherer
TEXTO: O Ensino e a Educação da Classe trabalhadora
Em muitos países não há intesse em melhorar as condições intelectuais de seus trabalhadores, pois quanto menor for o tempo de formação profissional, menor será o seu salário.
Temos esta realidade em nossas escolas. Tendo pais com pouca instrução, será que nossos alunos querem melhorar esta situação? E assim é uma bola de neve. Os governantes não fazem um programa educativo para que isto se reverta.
Há fracasso na legislação escolar, por que muitas famílias precisam colocar seus filhos para trabalhar, para ajudarem no sustento da casa,, pois pais sem instrução ganham pouco. As crianças trabalham muito e não tem tempo para estudar, porque estão cansadas, e não há quem faça cumprir a lei e nem têm vontade que isto aconteça.Será que crianças que trabalham muito, para ajudar seus pais tem condições de aprender igual as outras? Sabemos que não. Para que uma criança vá sempre bem na escola é necessário que tenha tempo e vontade de estudar, se acriança já está trabalhando, ela,geralmente, tem outros interessses, o qual a faz distrair-se durante as aulas.
Onde houve privação de estudos aos jovens pobres, formou-se uma sociedade secreta, pois a proibição faz pensar e atuar. O trabalhador que sabe ler e escrever, sabe qual é o seu interesse e de seu país.
Pensou-se até numa escola do futuro, só com ensinamentos básicos. Mas o homem só será completo quando autoridades, entenderem, que trabalho produtivo se dá com instrução intelectual igual para todos. Onde não haja divisão de classes.
É necessário modificar as condições sociais para criar um novo sistema de ensino, e falta um sistema de ensino novo para poder modificar as condições sociais.
Em nossa realidade de escola de periferia,haverá alguém, neste ambiente, disposto a mudar a realidade?Não há,pois com pouca instrução eles não sabem por onde começar. Nem sabem que estudando teriam um mundo melhor.