Silvia Nunes keller

My Photo
Name:
Location: Araricá, Rio Grande so Sul, Brazil

Tuesday, October 31, 2006

ESC 7 Marx e Engels


ESC 7 Marx e Engels
Karl Heinvich Marx, alemão (1818-1883), com meios de sobrevivência precário,pois nasceu numa família de classe média sustentava-se com as publicações ocasionais. Tinha auxilio do amigo Engels. Sociólogo com suas idéias influenciou outras áreas tais como: filosofia, economia, história. Marx era socialista, revolucionário, esquerdista e idealista que se dedicava às causas trabalhistas do século XIX. Por várias vezes foi expulso de onde residia por ser considerado um perigoso revolucionário. Mas todas as vezes recebia apoio até mesmo financeiro, do seu amigo Engels, o qual conheceu em Paris em 1844, foi o começo de uma amizade íntima durante a vida toda.
FriedrichEngels, alemão (1820-1895), filho de rico industrial aderiu as idéias de Marx e a esquerda sensibilizado pela situação dos trabalhadores das indústrias. Filósofo que soube analisar a sociedade de modo eficiente. Após a morte de Marx, Engels tornou-se o maior lider do Movimento Operário Internacional. Todos os problemas relacionados com a direção do movimento que antes foram divididos com Marx, caíram sobre ele.
As idéias deles influenciaram no século XX, com sua ideologia em relação ao conceito econômico. Fundadores do Marxismo que diretamente norteou os conceitos do comunismo e do socialismo.
Viveram na Europa no século XIX, com uma economia heterogênea, a Inglaterra industrializada com classe operária organizada, a França com economia rural e com agitação revolucionária, a Itália atrasada na industrialização.
Marx e Engels criaram juntos, em 1864, a Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT). Os movimentos liderados por Marx e Engels, tinham por objetivo, lutar pela igualdade social, por causas justas aos proletáriados. Karl e Engels acreditavam que uma sociedade justa é onde não há propriedades privadas
e submissão de trabalhadores e de classes sociais.Foram duramente criticados por suas idéias revolucionárias.
Entre as obras mais conhecidas destacam-se: "O Manifesto Comunista" que analisava o papel da burguesia e do proletariado, que valorizava o poder, o dinheiro, as posses materiais em detrimento do ser humano e sugeria medidas para transformar a sociedade. " O Capital" que colocava a mais-valia, diferença entre o que o trabalhador recebe de salário e o que seu trabalho produz de lucro para o patrão.
A ideologia formada por Marx e Engels, são atuais, apesar das leis trabalhistas e das políticas sociais que amenizam as dificuldades básicas das classes sociais mais desprovidas.Vivemos em séculos diferentes de Marx e Engels, mas sofremos os problemas por eles debatidos, problemas de exploração de mão de obra, são pertencentes ao nosso cotidiano, a falta de uma política justa e humana que venha em defesa do trabalhador assalariado, que é a maioria na sociedade, tanto atual quanto a do século XX.
.

Friday, October 27, 2006

Visita aos blogs de outros pólos

Semana 4/ESC 6 -Visita à blogs de outros pólos.
Visitei os blogs de colegas de outros pólos e também do nosso, pois foi muito difícil achar quem tivesse feito esta atividade.Os blogs que visitei foram: Gravataí- Ivete, Sapiranga-Grace, São Leopoldo-Grasiela e Três Cachoeiras- Edinara.

ESC8 Minha figura

ESTA É A MINHA IMAGEM O MEU E-MAIL É:silvian_keller@yahoo.com.br

Semana 4/ESC 6- WEBER II

Ser/estar x papéis
No local de trabalho nós temos as dominações: Dominação legal e Carismática, na escola das diretoras, das vices-diretoras e das coordenadoras. As diretoras são escolhidas por votos, que é algo legal, mas precisa de carisma para ganhar o votos dos professores, alunos e comunidade. A vice-diretora e a coordenadora são escolhidas por afinidades e carisma.
Poder/hierarquia
Poder e hierarquia há em todos os locais de trabalho, Nós como professores, devemos obedecer às nossas diretoras e vices, elas devem obedecer à secretaria de educação. Os alunos devem obedecer às suas professoras.

Tuesday, October 24, 2006

ATIVIDADE SEMANA 4/ECS 5.WEBER

Atividade 5 ECS

OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA

Na teoria de Weber, o poder e a forma de dominação (a carismática, a tradicional e a racional legal) e a probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato, pode fundar-se em diversos motivos de submissão. Pode depender diretamente de uma constelação de interesses, de considerações utilitárias de vantagens e inconvenientes por parte daquele que obedece.Pode também depender de mero costume, ou finalmente, no puro afeto, na mera inclinação pessoal do súdito.
A dominação costume apoiar-se internamente em bases jurídicas, nas quais se funda a "legitimidade", e o abalo dessa crença na legitimidade costuma acarretar consequências de grande alcance

1)DOMINAÇÃO LEGAL
Seu tipo mais puro é a dominação burocrática. Sua idéia básica é: qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto á forma. A associação dominante é eleita e nomeada, e ela própria e todas as suas partes são empresas.O quadro administrativo consiste de funcionários nomeados pelo senhor, e os subordinados são membros da associação. Obedece-se não à pessoa em virtude de seu próprio direito, mas a regra estatuída, que estabelece ao mesmo tempo a quem e em que medida se deve obedecer. O tipo que ordena é o superior.O tipo do funcionário é aquele de formação profissional, cujas condições de serviço se baseiam num contrato, com pagamento fixo, graduado segundo a hierarquia do cargo e não do volume de trabalho, e direito de ascensão conforme regras fixas. O dever de obediência está graduado numa hierarquia de cargos,com subordinação dos inferiores aos superiores. A vigência do "contrato" como base na empresa capitalista impõe-lhe o timbre de um tipo eminente da relação de dominação legal.

2)DOMINAÇÃO TRADICIONAL
Seu tipo mais puro é a dominação patriarcal. o tipo daquele que ordena é o "senhor", e os que obedecem são "súditos", enquanto que o quadro administrativo é formado por "servidores". Obedece-se à pessoa em virtude de sua dignidade própria, santificada pela tradição:por fidelidade. O conteúdo das ordens está fixado pela tradição, cuja violação desconsiderada por parte do senhor poria em perigo a legitimidade do seu próprio domínio, que repousa exclusivamente na santidade delas.
No quadro administrativo, ele consta de dependentes pessoais do senhor (familiares ou funcionários domésticos) ou de parentes, ou amigos pessoais, ou de pessoas que lhe estejam ligados por um vínculo de fidelidade (vassalos, príncipes tributários). Falta aqui o conceito burocrático de "competencia" como esfera de jurisdição objetivamente delimitada.
Dominam as relações do quadro administrativo não o dever ou a disciplina objetivamente ligados ao cargo mas a fidelidade pessoal do servidor. Conforme a modalidade de posição desse quadro administrativo é possível observar, contudo, duas formas distintas em suas características:
a) A estrutura puramente patriarcal de administração: os servidores são recrutados em completa dependência pessoal do senhor.
b)A estrutura estamental: os servidores não são pessoalmente do senhor, e sim pessoas independentes, de posição própria que lhes angaria permanência social.
As relações gerais são reguladas pela tradição, pelo privilégio, pelas relações de fidelidade feudais ou patrimoniais, pela honra estamental e pela "boa vontade".

3) DOMINAÇÃO CARISMÁTICA
Dominação carismatica em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais(carisma) e, particurlarmente: a faculdades mággicas, revelações ou heroísmo, poder intelectual ou de oratória. O sempre novo, o extracotidiano, o inaudito e o arrebatamento emotivam que provocam constituem aqui a força de devoção pessoal. A associação dominante é de caráter comunitário, na comunidade ou no séquito. O tipo que manda é o líder. O tipo que obedece é o "apóstolo". Obedece-se exclusivamente à pessoa do líder por suas qualidades excepcionais e não em virtude de sua posição estatuída ou de sua dignidade tradicional; e, portanto, também somente enquanto essas qualidades lhe são atribuídas, ou seja, enquanto seu carisma subsiste. por outro lado, quando é "abandonado" pelo seu deus ou quando decaem a sua força heróica ou a fé dos que crêem em suas qualidades de líder, então seu domínio também se torna caduco.A autoridade carismática baseia-se na "crença" no profeta ou no "reconhecimento".Sem dúvida, a autoridade carismática é uma das grandes forças revolucionárias da história, porém em sua forma totalmente pura tem caráter eminentemente autoritário e dominador,o senhor carismático tem de se fazer acreditar como senhor pela "graça de Deus", por meio de milagres, êxitos e prosperidade do séquito e dos súditos. Se lhe falha o êxito, seu domínio oscila.

Tuesday, October 17, 2006

Atividade-4 Escola Cultura e Sociedade

Hoje realizei a atividade 4 da Escola Cultura e Sociedade, visitei os blogs de três colegas do nosso polo, percebi que todas estão empenhadas em realizar todas as atividades, mas algumas realizam como eu, suscintas e breve.Eu tenho pouco tempo, acabo lendo rápido, acredito que acontece isso com muitas colegas. Visitei os blogs aleatóriamente, percebi que no blog da Cleci, está repetida várias vezes a mesma atividade, no blog da Grace, tem uma foto de uma criança muito linda,no blog da Indianara faltam algumas atividades.

Visita aos blogs atividade 2

Visitei os blogs sugeridos, alguns não entendi, achei esquisito estar bisbilhotanto um trabalho de outra pessoa, mas blog é para isso mesmo preciso apenas me acostumar. Gostei muito de um que fala sobre eleições.(http:/brasileleições2006.blogspot.com/

Wednesday, October 11, 2006

Comentário de BLOG Pedagógico

Atividade;Semana 2- Blogs
Aulas: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
Li sobre Blogs e achei que é uma ferramenta muito interessante, ainda não faz parte do meu dia-a-dia, mas para quem tem como usar é um ótimo recurso, sabendo que tem blogs pedagógicos fiquei curiosa em conhecer outros, pois abri estes que a professora sugeriu.Um deles foi:

ZAPTLOGS entendi que é uma pesquisa:"Mapeando caminhos de autoria e autonomia", este blog tem como objetivo:A formação de uma comunidade de pesquisadores onde a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho dos educadores ocorre de forma crítica e com ênfase na autoria e na autonomia

BLOGLAB: Este é uma pesquisa de mestrado.
Objetivo: Registrar, guardar, refletir, compartilhar uma grande parte do que vinha investigando

Tuesday, October 03, 2006

ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE- SEMANA 2/ ATIVIDADE 3


1)Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
A educação segundo Stuart Mill é tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza, porém para Durkheim o foco de direcionar-se a influência que os adultos exercem sobre crianças e adolescentes.

2)Quais as duas ressaltadas por Durkheim?Explique o ponto fraco em que incorrem.
A definição utilitária,segundo o qual a educação teria por objeto "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes"(James Mill).
o ponto fraco em que incorrem é que não há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indestintamente, pois a educação tem variado infinitamente com o tempo e o meio.

3)O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir educação, será preciso, pois, considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos.

4)De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
No decurso da história,constitui-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever,sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a cincia, arte etc... idéias essas que são a base mesma do espírito nacional; toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos.

5)Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Esse ideal, ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação. Ele tem por função suscitar na criança:1) um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; 2) certos estados fisícos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

6)A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objeto suscitar e desenvolver na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destine", o que conclui Durkheim? Explique.
Ele quer nos dizer que a educação das crianças dependem das considerações dos adultos, das crenças,da sociedade política, do meio em que a criança está inserida, o que esperam dela como adulto, começa a ação exercida pelos adultos desde pequenos.

7)Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Desejando melhorar a sociedade, o indíviduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indíviduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana.